No final do mês passado, uma série de incêndios varreram parte da Grécia, tirando a vida a dezenas de pessoas e reduzindo grandes áreas a cinzas e escombros. Enquanto muita coisa foi perdida, um amigo peludo conseguiu escapar ao terror das chamas.

O chão ainda ardia na aldeia de Mati, quando Artemis Kyriakopoulou começou a procurar por seres que pudessem estar vivos.

Ao chegar perto de uma casa incendiada, Kyriakopoulou notou um forno de tijolos, que permaneceu intacto. “Eu não ouvi nada.”, disse Kyriakopoulou. “Eu estava com tanto medo de olhar para dentro, porque sabia que ia encontrar algo lá, mas não sabia se estava vivo ou morto.”

Foi quando ela viu uma figura sombria encolhida.

Kyriakopoulou encontrou um cachorro, que encontrou um lugar para o proteger das chamas destruidoras. “Todo o seu corpo e pelo estavam queimados e ele estava com dor intensa.”, disse Kyriakopoulou. “Foi muito difícil vê-lo nessa situação. Claro, agradeci a Deus por lhe dar mais uma chance.”

O cachorro estava assustado e hesitante, mas logo entendeu que Kyriakopoulou estava lá para ajudar.

  Em seguida, o cão chamado Marshmallow, foi levado a um veterinário, onde recebeu tratamento imediato. A julgar pelo estado do cachorro, é provável que ele estivesse vivendo nas ruas. No entanto, isso estava prestes a mudar!

Marshmallow recebeu um corte de cabelo muito necessário e um lugar para curar seus ferimentos.

“Ele está vivendo temporariamente com um voluntário, até encontrarmos uma família para ele.”, disse Kyriakopoulou. “Ele se recuperou significativamente, mas ainda está tomando a medicação. Ele parece muito feliz”.

Enquanto a história de Marshmallow teve um final feliz, os esforços de Kyriakopoulou estão longe de terminar. A cada dia, ela continua a vasculhar a região queimada, em busca de outras pessoas. “Não é só sobre cachorros. É sobre todo ser humano e todo animal que tenha sobrevivido.”, disse ela. “Em situações como esta, é nosso dever ajudar quem precisa de nós.”

Compartilhe essa história emocional com seus amigos e familiares!