Você se lembra de brincar de avião quando criança com seus irmãos, pais, ou melhores amigos? Aquela brincadeira que uma pessoa se deitava no chão enquanto a outra tentava se equilibrar em seus braços e pernas. A maioria de nós fizemos isso, e os macacos também, como mostra uma gravação reconfortante.

Destacando o quanto os humanos são parecidos com os chimpanzés, um vídeo surgiu mostrando o momento mágico entre um chimpanzé adulto e um filhote, em que eles parecem estar brincando de avião.

Foto: Reprodução/YouTube

O chimpanzé sobe um pouco, sacudindo gentilmente o bebê para simular a turbulência. E ainda por cima, a dupla se abraça em um lindo abraço no final. Se esse vídeo não aquecer seu coração, você tem, definitivamente, um coração de gelo.

As filmagens foram feitas pelo “Projeto Chimpanzé de Taï” (TCP), um grupo de pesquisa que acompanha um grupo de chimpanzés nos últimos 30 anos – como é de se esperar, seus membros são especialistas no comportamento dos animais.

Foto: wildchimps.org

O site Wild Chimpanzee Foundation afirma: “Atualmente, o projeto está seguindo três comunidades vizinhas habituadas, totalizando cerca de 100 indivíduos. Cada grupo é seguido por uma equipe de vários assistentes de campo da Costa do Marfim, assistentes de pesquisa internacionais, estudantes de doutorado e pesquisadores diariamente.”

Não se sabe se os chimpanzés têm algum parentesco, e pode ser que o adulto esteja simplesmente brincando com o bebê de outro. De qualquer forma, é uma demonstração reconfortante de afeto, que serve para mostrar a complexidade e inteligência desta incrível espécie.

A filmagem é ainda mais valiosa pelo fato de os chimpanzés estarem em risco de extinção devido a ações humanas.

Foto: Shutterstock

Como apontado pela WWF: “Os chimpanzés já desapareceram de quatro países africanos e estão quase em extinção em muitos outros. O desmatamento e a caça comercial de carne estão causando um terrível prejuízo à maioria das populações”.

Esperamos que o vídeo possa lembrar as pessoas de por que é tão importante proteger essas regiões do mundo, pois elas enfrentam danos causados ​​pela atividade humana – não apenas para os chimpanzés, mas para todos os animais que habitam este planeta.

E em uma nota mais clara, esperamos que o vídeo tenha lembrado o quanto pode ser divertido brincar de avião, sendo você um chimpanzé ou não.

Assista ao vídeo:

Compartilhe com os amigos!